quinta-feira, 28 de maio de 2009

:: Pão caseiro ::

Pão caseiro é bem fácil!

Fácil uma ‘ova’ tem muitos truquinhos... que não constam nas receitas... (aprendi a duras penas)

Antes de tudo um lembrete: OS INGREDIENTES TÊM SIM ORDEM CERTA PARA SEREM MISTURADOS! Conheço pessoas que dizem que é só jogar e pronto... mistura que fica bom. Mentira! Por experiência própria, depois vou contar a historia do pão-de-ló e vocês vão entender. Mas voltando ao pão do momento, o caseiro.
Para que o pão fique bom, além de saber a receita, requer prática, mas nem só de pratica vive o homem, ou a mulher, nada que algumas dicas não possam resolver.... mas é claro que não ficara nenhuma maravilha logo de primeira, o ponto exato, o “olhar” que saberá que o pão está bom... no ponto ou vai ficar no ponto, não falo só do assar, falo também de sabe pela massa se o pão vai ficar bom, sim dá pra saber pela massa se vai ficar bom.

Então vamos a receita... e com elas as dicas, achei melhor colocar as dicas já nas quantidades... pq quantidade mesmo.. nunca é exata... e como se diz “de olho”.

PS.: essa receita “nasceu” depois de muitas tentativas, e tem mais um detalhe, em casa fazemos pão pra uma semana então trabalho com essa receita em dobro. Assim dá pro café e lanche da tarde todos os dias para 5 pessoas por pelo menos uma semana.

:: Pão Caseiro ::

~ Ingrediente:

. 1 kg de farinha
. 2 colheres (bem cheias) de sopa de margarina (ou meio copo de óleo de soja)
. 2 ovos (pq não dá pra colocar 1 ½ ... na receita com 2kg uso 3 ovos)
. 5 gotas de baunilha (aquela essência de baunilha, muito boa pra não deixar forte o cheiro de ovo).
. 2 envelopes de fermento
. 1 copo de açúcar cristal (a medida é aquele copo de requeijão)
. 1 copo de leito morno (também o copo de requeijão) * lembrando que se deve usar sempre o mesmo tamanho de copo para as receitas.

Dicas para os ingredientes:

* leite morno: é morno mesmo.. quase frio, se estiver muito quente vai “cozinhar” o fermento antes. Esse morno é só pra acelerar a fermentação porque na temperatura da geladeira isso demora muuuito para acontecer.

~ Preparação:

. Primeira coisa:
Misturar o leite morno (lembre-se morno quase frio) um pouco do açúcar e um pouco da farinha, coisa de uma colher de cada. Porque disso: para que o fermento acelere a fermentação e p pão não precise descansar tanto.
Misturado reserve e não adianta ficar olhando.. pq antes de 30 minutos não tem nada significativo... passou os trinta minutos... vc vai colocar o resto da farinha em uma bacia grande (não precisa ser enorme,só o suficiente para mexer pouco mais que esse um kg de farinha).

. Segundo:
Ótimo farinha na bacia, o fermento ta “crescido”. Faça na farinha um buraco no meio como se fosse represar algo. Nesse ‘meio’ vai jogar os ovos, o sal, o resto do açúcar, a baunilha e a margarina.. isso mesmo vai colocar todos os outro ingredientes. Misture esse meio bem. Sova.... sova....
Agora coloca-se para descansar, de preferência em local morno... isso se o tempo estiver frio morne (só morne) o forno cubra com pano de prato e coloque dentro, tempo frio não ajuda o fermento crescer......


. Terceiro e último:
Deixa repousar por duas horas, sova, agora que é legal vc vai abria massa com pão de macarrão.. como? Simples: divida a massa em 3 ou 5 partes, cada uma dessas partes vc vai sovar um pouco e como rolo de macarrão abrir e depois enrolar que nem um canudo, colocar nas formas já untadas com margarina (coloque a parte onde fechou o rolinho para baixo para que não abra quando estiver assando), deixe mais 1hora de descanso e pode acender o forno... asse ate ficar dourar.

*obs.: não necessita mais farinha para amassar ou desgrudar das mãos pois a quantidade dá centinho. Gosto de untar a forma antes da segunda sovada, pois as mãos ficam com margarina e a massa não gruda nas mãos.

Nenhum comentário: