domingo, 15 de agosto de 2010

:: Sobá ::

O Sobá é uma das comidas tradicionais japonesa feita em Campo Grande/MS, o que significa que 90% das pessoas residentes ou que residiram aqui aaaamam essa comida!
Um pouco da historia do Sobá:
Primeiro: SOBÁ não é YAKISOBÁ,.. ok?

Até onde eu sei, a maior parte dos japoneses residentes em Campo grande são provenientes de Okinawa que sobreviviam principalmente da lavoura e quando chegaram aqui adaptaram o Sobá para o que é hoje.
O molho original que todos fazem na feira é à base de carne vermelha e ossos que cozinham por um bom tempo.... e sim é muuuuuito bom.
Claro que com não posso deixar algo cozinhando 3 dias em casa fizemos adaptações.

* Foto Feirona Campo Grande
Então vamos a receita:

~ Ingredientes:

. 1 kg de carne de porco ( eu usei bisteca... mais fácil de cortar, mas você pode usar também carne de boi ou frango... )
~Tempero da Carne:
. 3 raízes de gengibre ( é a gosto )
. 3 limões (pode ser substituído por vinagre)
. 4 dentes de alho
. sal
. Shoyo

. 500g Macarrão para sobá ( abaixo dou mais dica)
. 6 ovos
. Cebolinha picada ( a gosto)

~ Preparo da carne e caldo:
Eu gosto de temperar pelo menos um dia antes e deixar descansar para pegar bem o tempero.
Então eu limpei a carne ontem (tirei o excesso de gordura e sujeiras) lavei com 2 limões... e com o terceiro bati no liquidificador  as 3 raízes de gengibre (no tamanho de um dedo) com o alho e um pouquinho de água para conseguir bater. Mas atenção ao alho, se vai colocar shoyo coloque pouco sal no tempero, deixe para completar depois de cozida.
Coloquei essa mistura na carne e deixei na geladeira na bacia embrulhada com plástico filme.
Gosto de usar uma panela grande pois cozinha mais rápido. Siga as fotos para esclarecer as duvidas.
Pouquinho de olho para não grudar e coloca a carne picada na panela, conforme vai cozinhando ate grudar no fundo.. coloca água ...seca ate grudar no fundo e assim por diante  até estar bem cozida, durante o processo acrescente o shoyo para pegar cor.


Depois de repetir o passo varias vezes ate estar bem cozida vai completar a água e pescar a carne para uma panela menor.
Por que? Simples é esse caldo “genérico” que vai ser o caldo do nosso sobá.
Na carne separada é só dar mais uma secada nela e completar o shoyo para dar cor. O Caldo já esta pronto, só passar para uma panela menor para facilitar o manuseio.


~ Omelete:
Eu bato de três em três com uma pitada de sal.... cabe na minha frigideira e fica fácil de virar...  coloque um pouco de óleo na frigideira, espalhe bem e com o omelete bem batido (pode usar mixer ou aquele batedor de clara, bem eu como pouco paciente uso o garfo mesmo).
Espalhe bem o omelete na frigideira, quando estiver cozido de um lado vire..
A feliz aqui virou  igual panqueca, mas foi de mal jeito e dobrou uma aba, mas serve do meeesmo jeito.
Depois de assada dos dois lados coloque numa tábua de carne para cortar em tirinhas, enrole e corte conforme na foto.
Repita o processo com os outros ovos... essa quantidade dará pra 5 ou 6 pessoas que comem bem...rs...

~ Macarrão
Não precisa cozinhar com sal, o óleo eu também dispenso, mas se for da sua preferência, o que não pode deixar de fazer e mexer durante o cozimento, so coloque o macarrão com a água fervendo e quando estiver ao dente  ou seja bem firme e depois de cozido não tire da água, na montagem é só “pescar” o macarrão.


Bom eu sempre usei o Mitsuyo a embalagem era bem rustica... bandeja de isopor e plastico filme, mas sempre foi otimo e é produzido aqui mesmo em CGrde. agora esta com nova embalagem espero não terem mudado a formula.
esse De para Yaksoba foi o que ue usar desta vez, pq vai vencer primeiro, é bem próprio para yaksoba é mais grosso então não absorve bem o sabor do caldo, mas na falta o macarrão talharim que um galhão, ja usei e fica bom ou até mesmo o Nissin Lamen serve.



~Montagem:
Sim tem um ritual para montar.
Use uma tigela coloque o macarrão pescado, o molho (eu coloquei 2 conchas) mas e a gosto. Lembrando que pode completar com  shoyo. Coloque a carne o omelete fatiado e a cebolinha ( mas use fresca eu esqueci de comprar e tive usar congelada)
E pronto é só colocar shoyo ou mais gengibre.
Bom apetite. e claro o melhor é comer com Hashi... não conseguindo vai de garfo mesmo!!!

(pena que fico sem foco o prato pronto)

5 comentários:

Edilene Ruth disse...

Uiaaaa!!!
Sobá de profissional!!!
Pena que não gosto né???
Mas o post tá lindão!!!
Beijão!!!
Edilene

Otavio disse...

Como eu não conhecia esse blog antes? Adorei, já que cozinha e eu somos inimigos mortais, agora vencerei essa batalha e consequentemente a guerra!! hahahaha

Lita disse...

Que delícia! Só não entendi em que momento "pescar" a carne do molho, ou seja, por quanto tempo ela deve ferver para dar sabor ao molho...
Obrigada!

Lika Ferencz disse...

Oi Lita...
bem facil.. so ate terminar o cozimento da carne... ate ela ficar macia... não precisa ser muuuito... o caldo vai ficar com gostinho da carne..
espero ter ajudado!
~_^

Unknown disse...

Hum... delicia!!! Hj esta meio frio, vou fazer adoroo um sobá!!